sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Bacia Amazônica


A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, com uma drenagem de 5,8 milhões de km², sendo 3,9 milhões no Brasil. Suas nascentes estão localizadas na Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. No Brasil, abrange os Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima Rondônia e Mato Grosso. Como é atravessado pela linha do Equador, o rio Amazonas apresenta afluentes nos dois hemisférios do Planeta. Entre os principais afluentes da margem esquerda encontram-se o Japurá, o Negro e o Trombetas; na margem direita, o Juruá, o Purus, o Madeira, o Xingu e o Tapajós.

Hidrografia brasileira


Formação Litorânea(mangue)

Localizados nas desembocaduras dos rios no oceano Atlântico, têm alto teor de sais. Predominam os solos alagados e movediços, pouco arejados. As poucas plantas que se desenvolvem nesse ambiente só o conseguem graças a adaptações, como raízes de escoro – ramificações do tronco partem em direção ao solo para melhorar a fixação ao terreno movediço.

Caatinga


Apresenta-se verde somente no curto período das chuvas de inverno. Suas árvores têm troncos grossos, tortuosos e com espessas cascas, folhas grossas e com espinhos.Talvez a melhor forma para designar a caatinga seja utilizar o exemplo da planta chamada jericó. Na seca, ela chega a esfarinhar-se quando tocada, mas bastam poucas chuvas para que volte a ficar verde. A vegetação da caatinga possui a capacidade de perder as folhas para reter a água.

Cerrado


Com muita água no subsolo, apresenta árvores e arbustos de galhos tortuosos, cascas grossas, folhas cobertas por pêlos e raízes muito profundas. Tendo duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa, é na estação seca que parte das árvores perde as folhas e vai buscar água no subsolo. Diferente da caatinga, que possui pouca água, o cerrado tem muita água. Seu solo, contudo, é ácido, tem alto teor de alumínio e é pouco fértil.

Campos ou pradarias


Característico do extremo sul do Brasil, também chamado de Campanha Gaúcha, os campos são formados por gramíneas, apenas cortados por matas galerias (florestas que seguem os cursos dos rios). Sob escassa pluviosidade e com intensa exposição aos ventos e à luz, e com solos quentes e secos, só as gramíneas conseguem se desenvolver nesse ambiente.

Floresta Subtropical(araucária)


Um dos mais exuberantes ecossistemas do Brasil. Ela abriga uma das poucas coníferas de ocorrência subtropical no hemisfério Sul do continente americano: a araucária brasileira, conhecida como pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-Paraná.

Floresta Latifoliada Tropical


A floresta latifoliada tropical cobria territórios consideráveis da faixa do Brasil oriental, estendendo-se desde o interior nordestino até o interior gaúcho, passando por São Paulo e Paraná. Até o Rio Grande do Sul ela deve ser classificada como subtropical, com espécies adaptadas a essas condições.

Floresta Latifoliada Equatorial (pluvial)


A maior floresta do mundo que ocupa cerca de 40% do território brasileiro e 7% da superfície da Terra. Ela abriga 20% das espécies de plantas e animais existentes no mundo.

Vegatação Brasileira


Cada tipo de clima corresponde a uma paisagem vegetal com suas espécies típicas. A vegetação original, da época do descobrimento do Brasil, é chamada de paisagem natural.

Planicie dos Pampas


Localiza-se entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho, a Argentina. Possui uma vegetação composta por plantas rasteiras, com algumas árvores próximas ao curso de rios. Auxilia no controle da erosão. Possui clima subtropical, com temperaturas amenas e chuvas ao longo do ano, proporcionando uma boa utilização das áreas para as pecuárias leiteira e de corte.

Planicie Costeira


Estendem-se pelo litoral, desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul, numa faixa de largura variável. Em alguns trechos da região Sudeste os planaltos chegam até o mar, formando falésias (costões) .

Planicie do Pantanal


Ocupa a depressão onde correm o rio Paraguai e seus afluentes. Sua formação recente (Quaternário) apresenta baixa declividade, provocando grandes enchentes. As partes baixas, ocupadas por lagoas, são chamadas de baías e, as partes altas, de cordilheiras

Planicie Amazônica


Formada por depósitos quaternários (recentes), está localizada na parte Norte do País. Fonte da maior biodiversidade do planeta, a planície Amazônica está inserida na área florestada da Amazônia. A variação altimétrica determina nesta planície três segmentos importantes: várzea, terras firmes iguapó.

Planalto Meridional


Ocupa a maior parte da bacia dos rios Paraná e Uruguai, nas regiões Sudeste e Sul e extremidade sul do Centro-Oeste. É formado basicamente por terrenos sedimentares, recobertos, parcialmente, por derrames de lavas basálticas (era Mesozóica). Divide-se em duas partes: Depressão Periférica, com terrenos areníticos, na divisa com o planalto Atlântico, e o planalto Arenito-Basáltico, formado por camadas alternadas de arenitos e lavas basálticas. Entre eles aparecem paredões abruptos chamados cuestas . O relevo é suavemente inclinado em direção ao rio Paraná, a oeste.

Planalto Atlântico


Ocupa o litoral desde a divisa Ceará/Piauí até o norte do Rio Grande do Sul. Na região Nordeste, predominam altitudes entre 200 e 500 m, com destaque para as chapadas e serras. Na região Sudeste tem suas maiores altitudes médias e aparecem os “mares de morros”, com formações características de “meias-laranjas” e “pães-de-açúcar” .

Planalto Central


Domina a região Centro-Oeste do país. É formado por planaltos sedimentares (chapadões) e planaltos cristalinos bastante antigos e desgastados . Possui solo muito ácido e pouco fértil.

Planalto Brasileiro


O Planalto Brasileiro ocupa a maior parte do relevo do Brasil.Sua altitude é variável entre 305 m e os 915 m, o altiplano é bastante erodido e cortado por várias cadeias montanhosas e numerosos vales. Parte do terreno restante é composto por planícies denominadas cerrados e grandes áreas cobertas de florestas.

Planalto das Guianas


Ocupa o norte do País e estende-se pelos países vizinhos. Divide-se em escarpa Serrana e planalto Norte-Amazônico. Na fronteira Amazonas/Venezuela destaca-se a serra Imeri, onde estão os dois pontos mais elevados do território brasileiro: os picos da Neblina e 31 de Março.

Relevo Brasileiro


É o conjunto das diferenças de nível na superfície terrestre, que resultam nos acidentes geográficos: montanhas, planaltos, planícies, depressões. As terras emersas brasileiras representam 5,77% do planeta.